Localização geral

O CEPA localiza-se na Estância Climática e Turística de Santo Antonio do Pinhal, no Estado de São Paulo, na aprazível região da Serra da Mantiqueira, entre o Vale do Rio Paraíba do Sul e o sul de Minas Gerais.

O município de Santo Antonio do Pinhal é vizinho de cidades históricas do Vale do Paraíba, como Taubaté e Pindamonhangaba, e de estâncias climáticas e turísticas, como São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e Campos do Jordão.  Estes municípios e Santo Antonio constituem APAs, áreas de proteção ambiental, essenciais para a preservação dos remanescentes da Mata Atlântica, hoje reduzida a menos de 7% da original de 350 anos atrás.

O acesso pelo Vale se dá pela SP-123, que liga Taubaté a Campos do Jordão, a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, continuação natural da Rodovia Carvalho Pinto para quem vem da capital paulista em direção à Serra (neste caso, sugerimos evitar a Rodovia Presidente Dutra, devido ao excessivo tráfego pesado; a não ser, é claro, que você venha do Rio de Janeiro).

Na subida da serra, 2 Km após o túnel, há um entroncamento em desnível recém-construído, com a alça de acesso indicando a entrada para Santo Antonio do Pinhal, pela rodovia SP-46, e também para o Sul de Minas.  Recomendamos uma viagem tranqüila, sem pressa, em toda esta subida pela SP-123, pois os pontos de ultrapassagem são poucos.  Além disto, a rodovia está em boas condições e a paisagem é atraente.

Outro acesso possível (mais demorado, com muitas curvas e pista estreita, mas agradável) se dá a partir de São José dos Campos, passando-se depois por Monteiro Lobato, na antiga via para Campos do Jordão, a SP-50.

Já para quem vem do sul de Minas Gerais, o acesso se dá também pela SP-50, passando-se por São Bento do Sapucaí (SP) e Sapucaí-Mirim (MG), naquela região de fronteira plena de reentrâncias entre os dois estados.  Recomendamos cautela nesse trecho da estrada, pois o calçamento está sendo recuperado.

Como chegar ao CEPA

O CEPA encontra-se no bairro Santa Cruz, em direção à Cachoeira do Lajeado, a 4,5 Km do centro da cidade, a "vila", como dizemos aqui.  Em vários pontos da cidade há totens e placas indicativas a respeito dos bairros e atrativos naturais.

Não há como errar: a partir do centro, tome a direção do Sul de Minas.  Na saída, após o Estádio e o Clube (que estarão à sua direita), há uma pequena bifurcação com uma placa indicando o Sul de Minas (à esquerda) e bairro Machadinho, Cachoeira do Lajeado, bairro Santa Cruz (à direita), por onde se chega ao CEPA.

Você passará pelo Sítio do Vô Noe (Km 1), pela Hotelaria 3 Lagos e na altura do Km 2 encontrará um totem indicando o rumo do CEPA e da Cachoeira do Lajeado para a sua direita.  Nesse ponto fica o "Bar da Maria" e tem início um trecho de terra de cerca de 1.700 m até o CEPA.

Siga então por 800 m até os Biscoitos Ellen (ótimos) e prossiga à esquerda por mais 900 m.  Você passará pela Pousada Casarão Veredas e já verá, à sua esquerda, a entrada do CEPA ao lado da Escola Municipal Otávio Leite.  Chegamos.  Será um prazer recebê-los.

Acesso por ônibus

Veja aqui algumas informações sobre o acesso por ônibus ao CEPA a partir de São Paulo e de outros municípios de estados vizinhos.  Periodicamente atualizaremos estas informações com os dados fornecidos pelas companhias.

Leia mais

Ambiente local e regional, caracterização

Aqui você encontrará algumas informações sobre o entorno do CEPA e também a respeito desta região da Serra da Mantiqueira.

Turismo local e regional

Conheça um pouco mais sobre as características regionais e as atividades proporcionadas.