A conceituação do CEPA

Introdução

O Projeto CEPA, o Centro de Educação e Pesquisas Ambientais, tem raízes na busca de qualidade de vida por seus criadores, que iniciaram em 2000 a sua implementação na Serra da Mantiqueira, em Santo Antonio do Pinhal, SP, uma comunidade com vocação natural para estância climática e turística.

Trata-se de um projeto amplo, de natureza e alcance complexos, voltado para a educação ambiental (EA), a pesquisa e o turismo (que qualificamos como turismo ambiental ou turismo de conhecimento); logo, abraça o desenvolvimento sustentável e a inserção social.  Sua realização exige a articulação de uma vasta gama de conhecimentos e um detalhado planejamento, esforço que tem contado com as competências de geólogos, arquitetos, biólogos, educadores, agrônomos e consultores empresariais.  Em resumo, é um projeto dedicado ao desenvolvimento social segundo uma visão ambientalista.

Fundamentos

É premissa e fundamento do Projeto a perene busca de inclusão de participantes ativos, colaboradores e investidores; assim, tem constituído parcerias e feito gestões junto a instituições nacionais e internacionais na criação de circuitos de apresentação do CEPA na busca de apoio, como já realizado em palestras no Instituto de Geociências da USP, na Fundação Universitária Iberoamericana-UFSC, para a Prefeitura e a comunidade de Santo Antonio do Pinhal, escolas em São Paulo e no Vale do Paraíba, em seminário no IAB-Núcleo Criciuma e ainda em círculos afins em Portugal, além de contato com a CRATerre, na França.

A preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade não se obtêm apenas por meio de uma visão ecológica tradicional, onde comumente estão dissociados ambiente e seres humanos, como em um museu arcaico; esta visão teve sua importância histórica superada pelo aprofundamento dos conhecimentos científicos e pela elaboração de uma visão mais abrangente.  O Projeto CEPA refere-se a esta como visão ambientalista (a este respeito, leia nossos artigos), pois que reconhece a Humanidade como parte do ambiente, na verdade, fruto dele e a ele integrada como todas as demais forças.

As atividades pedagógicas proporcionadas a escolas, empresas e visitantes, juntamente com sua inserção na comunidade, ofertam oportunidades de aprendizado, orientação e reordenação econômica, criam esta visão ambientalista para o nosso modo de viver e colocam em marcha o desenvolvimento sustentável preconizado pela Agenda 21 da ONU.

Objetivos

A tradução prática destes fundamentos aponta para a criação de uma rede de colaboração, um conjunto de ações que desenvolva e aplique uma apropriação ambientalista dos espaços e que promova e reforce laços sociais.

Todas as atividades proporcionarão experiências de maneira a produzir mudanças importantes na percepção do entorno, seja espaço, seja tempo: significa conseguir a compreensão sistêmica de processo e transformar os participantes em agentes de mudança e condutores de seu destino.

Conclusão

O Projeto CEPA busca fazer parte de um mosaico de iniciativas que abarcam o trabalho pedagógico de construção do conhecimento junto a escolas, a educação ambiental para os que visitam a região, o resgate de antigas técnicas construtivas (a Arquitetura em Terra cientificamente atualizada – edificamos desde 2003 e ministramos cursos e oficinas desde 2007), o preparo da juventude para o desenvolvimento de novas atividades econômicas, a inserção da terceira idade nestas atividades, a promoção do associativismo e a implantação de uma economia solidária, o reforço dos laços socioculturais e o autoconhecimento da comunidade, para o que contamos com nossa experiência na aplicação da Metodologia das Árvores de Conhecimento (cf. Michel Sèrres, Michel Outier e Pièrre Levy).  Assim, para esta indução esperamos compor o que entendemos como o principal vetor econômico para a comunidade, aquilo que já definimos inicialmente como turismo ambiental, que hoje se amplia para o que definimos como turismo de conhecimento.

Neste sentido amplo do desenvolvimento social, a comunidade de Santo Antonio do Pinhal vive um raro momento histórico: com uma administração progressista apoiada por vários agentes de reconhecida competência, tem a oportunidade de desenhar e estruturar seu futuro na direção de uma verdadeira sustentabilidade.

Esta visão e as práticas estabelecidas nestes últimos anos convergem para um momento de extraordinária importância histórica: o processo de realização do Programa Renda Básica de Cidadania no Brasil (Lei Federal nº 10.835/2004, de autoria do Senador Eduardo Matarazzo Suplicy, e Lei Municipal nº 1.090/2009), que tem na comunidade de Santo Antonio do Pinhal a oportunidade de tornar-se referência nacional e internacional.  Ele encontra-se em avançado estágio de implementação, a envolver a comunidade em reuniões de bairro, as organizações civis locais, o grupo de voluntários, a OSCIP Recivitas, a Câmara Municipal, a Prefeitura, a Corporação Andina de Fomento, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP, a incansável dedicação do Senador Suplicy e o próprio Governo Federal.

Assim, vemos o Projeto CEPA como uma ação relevante.  Para muito além de qualquer ganho pessoal, vemos um benefício coletivo que é fruto de um esforço necessariamente coletivo.

O Centro de Educação e Pesquisas Ambientais é conduzido pelos diretores Paulo Sergio Ortiz (arquiteto, especialista em restauro de patrimônio histórico e engenharia de segurança), Maira Barberi (geóloga, paleontóloga, arqueóloga e professora universitária) e Fabio Ortiz Jr (geólogo, educador ambiental, especialista em sistemas e gestão do conhecimento).

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