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A
conceituação do CEPA
Introdução
O Projeto CEPA, o Centro
de Educação e Pesquisas Ambientais, tem raízes na busca de qualidade de vida por
seus criadores, que iniciaram em 2000 a sua implementação na Serra da
Mantiqueira, em Santo Antonio do Pinhal, SP, uma comunidade com vocação natural
para estância climática e turística.
Trata-se de um projeto
amplo, de natureza e alcance complexos, voltado para a educação ambiental (EA),
a pesquisa e o turismo
(que qualificamos como turismo ambiental ou
turismo de conhecimento);
logo, abraça o desenvolvimento sustentável e a inserção social. Sua realização
exige a articulação de uma vasta gama de conhecimentos e um detalhado
planejamento, esforço que tem contado com as competências de geólogos,
arquitetos, biólogos, educadores, agrônomos e consultores empresariais. Em
resumo, é
um projeto dedicado ao desenvolvimento social segundo uma visão
ambientalista.
Fundamentos
É premissa e fundamento
do Projeto a perene busca de inclusão de participantes ativos, colaboradores e
investidores; assim, tem constituído parcerias e feito gestões junto a
instituições nacionais e internacionais na criação de circuitos de apresentação
do CEPA na busca de apoio, como já realizado em palestras
no Instituto de
Geociências da
USP, na Fundação Universitária Iberoamericana-UFSC, para a Prefeitura e a
comunidade de Santo Antonio do Pinhal, escolas em São Paulo e no Vale do Paraíba,
em seminário no IAB-Núcleo Criciuma
e ainda em círculos afins
em Portugal, além
de contato com a CRATerre, na França.
A preservação dos
recursos naturais e a sustentabilidade não se obtêm apenas por meio de uma visão
ecológica tradicional, onde comumente estão dissociados ambiente e seres
humanos, como em um museu arcaico; esta visão teve sua importância histórica superada
pelo aprofundamento dos conhecimentos científicos e pela elaboração de uma visão
mais abrangente. O Projeto CEPA refere-se a esta como
visão ambientalista
(a este respeito, leia nossos
artigos),
pois que reconhece a Humanidade como parte do ambiente, na verdade, fruto dele e
a ele integrada como todas as demais forças.
As atividades
pedagógicas proporcionadas a escolas, empresas e visitantes, juntamente com sua
inserção na comunidade, ofertam oportunidades de aprendizado, orientação e
reordenação econômica, criam esta visão ambientalista para o nosso modo
de viver e colocam em marcha o desenvolvimento sustentável preconizado pela
Agenda 21 da ONU.
Objetivos
A tradução prática
destes fundamentos aponta para a criação de uma
rede de colaboração, um
conjunto de ações que desenvolva e aplique uma
apropriação ambientalista dos
espaços e que promova e reforce
laços sociais.
Todas as atividades
proporcionarão experiências de maneira a produzir mudanças importantes na
percepção do entorno, seja espaço, seja tempo: significa conseguir a compreensão
sistêmica de
processo e transformar os participantes em
agentes de
mudança e condutores de seu destino.
Conclusão
O Projeto CEPA busca
fazer parte de um mosaico de iniciativas que abarcam o trabalho pedagógico de
construção do conhecimento junto a escolas, a educação ambiental para os que
visitam a região, o resgate de antigas técnicas construtivas (a Arquitetura em
Terra cientificamente atualizada – edificamos desde 2003 e ministramos cursos e
oficinas desde 2007), o preparo da juventude para o desenvolvimento
de novas atividades econômicas, a inserção da terceira idade nestas atividades,
a promoção do associativismo e a implantação de uma economia solidária, o
reforço dos laços socioculturais e o autoconhecimento da comunidade, para o que
contamos com nossa experiência na aplicação da Metodologia das Árvores de
Conhecimento (cf. Michel Sèrres, Michel Outier e Pièrre Levy). Assim, para esta
indução esperamos compor o que entendemos como o principal vetor econômico para
a comunidade, aquilo que já definimos inicialmente como
turismo ambiental,
que hoje se amplia para o que definimos como
turismo de conhecimento.
Neste sentido amplo do
desenvolvimento social, a comunidade de Santo Antonio do Pinhal vive um raro
momento histórico: com uma administração progressista apoiada por vários agentes
de reconhecida competência, tem a oportunidade de desenhar e estruturar seu
futuro na direção de uma verdadeira sustentabilidade.
Esta visão e as
práticas estabelecidas nestes últimos anos convergem para um momento de
extraordinária importância histórica: o processo de realização do
Programa
Renda Básica de Cidadania no Brasil (Lei Federal nº 10.835/2004, de autoria
do Senador Eduardo Matarazzo Suplicy, e Lei Municipal nº 1.090/2009), que tem na
comunidade de Santo Antonio do Pinhal a oportunidade de tornar-se referência
nacional e internacional. Ele encontra-se em avançado estágio de implementação,
a envolver a comunidade em reuniões de bairro, as organizações civis locais, o
grupo de voluntários, a OSCIP Recivitas, a Câmara Municipal, a Prefeitura, a
Corporação Andina de Fomento, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da
UNICAMP, a incansável dedicação do Senador Suplicy e o próprio Governo Federal.
Assim, vemos o Projeto
CEPA como uma ação relevante. Para muito além de qualquer ganho pessoal, vemos
um benefício coletivo que é fruto de um esforço necessariamente coletivo.
O Centro de Educação e Pesquisas Ambientais é
conduzido pelos diretores Paulo Sergio Ortiz (arquiteto, especialista em
restauro de patrimônio histórico e engenharia de segurança), Maira Barberi
(geóloga, paleontóloga, arqueóloga e professora universitária) e Fabio Ortiz Jr
(geólogo, educador ambiental, especialista em sistemas e gestão do
conhecimento).
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